27 de jul. de 2010

Voltando das férias

Vista da chácara

Voltando de férias. Tirei 20 dias para viajar, sair, jantar fora, ouvir música e tomar cerveja que adooooooooooro ! Foi excelente, me sinto renovada, revigorada... Resolvi fazer um post pessoal de minha experiência que foi uma viagem ao passado e a lembranças de família que traduzo assim, de forma musical.






Quando eu era criança  eu adorava essa música. Me lembro que o selo do disco da Donna Summer era um espiral eu ficava quase tonta escutando essa música e vendo o tal do espiral "rodar" na radiola. Achava essa música o máaaaaaaaaaximo...Imaginem, era eu uma bezerra criada em uma família de comunista mas que flertava com as delícias que o capitalismo proporcionava (acho que me entendi um pouco agora escrevendo esse mini texto). Quando não tocava a Donna Summer que minha tia mais velha adorava, tocava o Chico que minha mãe venerava quase como uma religião, fechava os olhos a sentir a música num delírio contagiante. Dizia ela que o Buarque de Holanda, havia escrito Tatuagem  especialmente pra ela, e assim repetia o mesmo discurso para todas as canções. Ah, que ciúmes materno sentia eu do Chico, como amaldiçoei o compositor antes de sucumbir a sua genialidade pelas horas que minha mãe passava em sua companhia negligenciando a filha que queria atenção única e exclusiva.

Sérgio Reis  e seu Menino da Porteira é como fechar os olhos e ver meu avô sentado na cadeira rústica na varanda da casa de fazenda, muito magro com as pernas cruzadas e o chapéu sobre o joelho, balançando o pé e admirando a botina gastas pela lida com o gadinho, enquanto dichavava uma lasca do fumo de rolo e ouvia a moda de viola num radinho a pilha velho e empoeirado .  Pixinguinha, era coisa de minha avó que passou parte da infância e começo da adolescencia na cidade de São Paulo, trouxe de lá um gosto pela música boêmia, pelos versos refinados do compositor e cantor carioca. Ela sentava na cadeira de balanço e repousava-me  em suas pernas  aconchegando minha cabeça em seu colo farto cantando para mim Carinhoso, e Rosa  do Cartola gostava ela de Peito Vazio, Preciso me Encontrar e a Vida é um Moinho além de outras canções e fados portugueses que a época de minha meninice faziam sucesso. Ela cantava, balançava a cadeira e mostrava-me as estrelas de um céu que se enxergava. o caminho esbranquiça Pink Floyd era coisa de minhas tias mais novas com a psicodélica Dark Side of the Moom, as faixas The Run e The Great Gig in the Sky que me parecia mágica e Beethoven era coisa de um tio que foi estudar na extinta União Soviética, a  5ª Sinfonia que é grandiosa e lindíssima, amo até hoje. Família grande e eclética  apesar dos tropeços e brigas é a referência para toda uma vida, é o que nos forma é o faz ser quem somos.



Hahhaha, acharam que ia faltar a parte que mais gosto ? Não !!!!! Vejam como me acabei...



Esse é o tradicional e legítimo Empadão Goiano, SEM milho (que não aguento comer por aí com milho). Feito na forma de barro era assim feita por minha bizavó e tias-avós, é uma receita de mais de 180 anos da família repassada a exaustão. Leva linguiça, pão, carne, lombo, frango, azeitona,  pimenta de cheiro,  ovos cozidos, queijo, batata e molho de tomate. Vocês não tem idéia da delícia que é além de ser muito light...













Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.


Copyright © Templates e Acessórios |
Design by Elke di Barros | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube